Páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Cinema: O Voo - Crítica


               Por Eduardo Brunetto (@DuBrunetto) 




                As cenas da queda do avião e das habilidades do capitão Whitaker em salvar dezenas de pessoas prendem a atenção, mas não tanto quanto o desenvolvimento da história após tudo isso, onde acompanhamos as mentiras e bebedeiras de Whip.
               Dirigido por Robert Zemeckis, “O Voo” (Flight) fixa sua história no pós-queda de um avião fadado a cair que foi pilotado por Whitaker (Denzel Washington) que consegue pousar forçadamente e salvar dezenas de tripulantes, porém, este mesmo piloto estava sob o efeito de álcool e cocaína durante o voo. Uma terrível ironia, pois o herói que salvou as dezenas de pessoas já citadas seria acusado da morte de quatro que faleceram durante a queda. E na única vez que suas bebedeiras não comprometem em sua vida, ele tem que pagar por ela.
               Durante todo o filme certa tensão toma conta do espectador que acompanha a inversão de valores de Whip que não se diz um alcoólatra, mas perdeu sua mulher e filho por causa da bebida, poderá perder sua permissão para voar e se mantém o filme inteiro na corda bamba.
               Parte desta emoção e profundidade do personagem é mérito de Denzel Washington que consegue retratar a dúvida do protagonista a respeito da sua balança do que é certo ou errado e da sua consciência, ou falta dela, de mentir para si mesmo. E a outra parte é do roteiro que mesmo não sendo instável consegue dar novos ânimos em cada esquina e te deixa em sérias duvidas sobre o próximo passo, torto de tão bêbado, que o capitão irá dar.
               O Voo conta com um final divisor de opiniões, que por alguns pode ser considerado “arregão” onde se prefere dar um passo para trás e ficar numa lição, ou, pode ser visto como o basta, e a decida de Whip da corda bamba para o chão firme.  

7 comentários:

  1. Muito massa o blog!
    Quero assistir esse filme hahaha
    Sucesso pra vcs, continuem com o trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeeeeu! É mto bom saber que tem gente acompanhando o blog

      Excluir
  2. Olá, gostei do seu blog.
    Só não entendí o porque de ele ter virado o avião de cabeça para baixo ?
    Vc poderia me explicar ?
    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se eu não me engano a juíza explica na hora do julgamento. Foi alguma coisa relacionada a ideia de que virando o avião ele ia conseguir parar a queda livre. Mas sinceramente não tenho certeza KKK

      Excluir
  3. Assisti detestei, acho que qualquer um mente para evitar a prisão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente por isso que alguns consideraram o final "arregão". Mas sei lá cara, acompanhando a história e tudo mais, o filme conseguiu me fazer acreditar quando o capitão resolveu encarar as consequências.

      Excluir
  4. O filme é bom mesmo. Apesar de parado,é envolvente demais, e concordo que muito disso é mérito do danzel mesmo.
    E não acho que qualquer um mente não.O filme traz toda uma preparação pra única vez em que ele resolve falar a verdade,todo um processo de superação do orgulho, que termina em não mentir contra alguem que ele gostava, a aeromoça. Pode pareceber um pouco exagerado pq ela já estava morta, isso sim. Mas ainda assim, foi só um estopim de toda uma preparação. Que inclusive fecha muito bem, com a presença do filho e com a ideia de que o próprio whip não sabe quem é. Não é piegas, ele termina aberto, e deixa na mão do espectador. Será que ele parar pra pensar em quem ele é vai sustentar a decisão pela sobriedade? Acho...

    ResponderExcluir