Páginas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Um pouco sobre o Lacuna Coil

Por Bruno Marchioro (@BrunoHBM_)


História
     Lacuna Coil – que significa Espiral Vazia em português - é uma Banda Italiana formada na cidade de Milão em 1990. Seu estilo musical abrange várias vertentes, por isso é um pouco difícil classificar a banda por um só estilo, mas o estilo da banda italiana se assemelha a metal melódico ou até mesmo a metal gótico. A banda (já na sua formação atual) foi chamada primeiramente de “Etheral”, mas foi obrigada a mudar de nome, acusados de plágio por outra banda menor que já possuía o mesmo nome.
     Em 1994, quando a vocalista Cristina Scabbia entrou definitivamente para a banda, gravaram um demo para ser enviado a várias gravadoras por toda Europa. Logo de cara, assinaram um contrato com a Century Media( Uma grande gravadora Alemã, que gravou álbuns de bandas como Napalm Death, Krisiun, Gorgoroth e Arch Enemy ) por conta da seu som melódico, suave e de arranjos polidos – inspirados por bandas como In Flames e Depeche Mode-  somados aos grandes potenciais de seus vocalistas (Andrea Ferro e Cristina Scabbia).
     Atualmente, a banda possui uma grande influência no cenário musical europeu, participou de vários grandes festivais como o festival alemão de metal Wacken, o Italiano God’s of Metal e mais atualmente, participou da Giant Tour juntamente com nomes como Megadeth. Lacuna também tem alguns projetos em trilhas sonoras, como “Swamped” tema de Resident Evil Apocalypse.

Discografia
In a Reverie (1999): 
     É o álbum de estreia da banda, e também seu mais melódico e com uma atmosfera mais densa – característica marcante da banda-. In a Reverie é recheado de canções com arranjos lentos, mas mesmo assim, recheado com riffs de guitarra, o que enfatiza as origens e raízes da banda logo no seu primeiro álbum. Suas letras são subjetivas e irônicas, e poucas tratam de temas aparentes pela sonoridade, como a tristeza ou a dor, pelo contrário, In a Reverie impressiona por conta da sua variedade de temas, indo de situações controversas enfrentadas por um casal em lua de mel na música “Honeymoon Suite” à letras de protesto contra as leis burocráticas da sociedade em “Stately Lover”


Unleashed Memories (2001):
     Unleashed Memories segue um padrão totalmente desgovernado de criação igual o “In a Reverie”, tendo a mesma característica de possuir vários estilos musicais em um único álbum. Porém, ele é muito mais sombrio, e dessa vez, os temas são realmente tristeza, desconfianças, dores e angústias dos membros da banda, que tentavam revelar, dessa vez, um lado escuro da banda, encaixando o álbum até mesmo em um cenário mais underground.


Comalies (2002): 


     Comalies aflora o lado mais pesado do Lacuna Coil, com suas primeiras canções intituladas “metal”, com riffs densos de guitarra e canções um pouco mais frenéticas (comparadas a lentidão das anteriores). É um álbum que ganhou reconhecimento mundial, e com certeza notabilidade do publico que procurava algo “diferente” em meio ao cenário do metal na época. Comalies possuí algumas das canções mais famosas da banda, como “Heaven’s a Lie” e “Swamped”.





Karmacode (2006):      
     Karmacode foi o álbum mais popular da banda até hoje, foi o álbum mais divulgado e o mais vendido, consequentemente, o que tirou a banda do cenário “underground” para assumir a responsabilidade de ser uma das grandes da Europa. Karmacode é o álbum heavy metal da banda, com uma parte mais esquecida do lado melódico e com letras mais agressivas e críticas.


Shallow Life (2009):

     Shallow life saiu de uma parceria da Century Media com a EMI. Lacuna restaurou, mas com muito menos peso, suas origens melódicas em Shallow Life, mas o forte do shallow life é, indubitavelmente, o Rock’n Roll. As letras são diretas, sem quase nenhuma subjetividade, e uma grande novidade nas músicas: os solos. Pouquíssimas músicas da banda antes continham algum solo de guitarra, Shallow Life vem com força nesse aspecto, trazendo solos frequentemente.




 Dark Adrenaline (2012): 
     A banda amadurece, os solos ficam mais virtuosos, há uma mistura de todos os gêneros que a banda experimentou ao longo dos anos, espalhados pelas músicas, esse é Dark Adrenaline. Agradando a todos os gostos e superando as expectativas de muitos (críticos na época, acreditavam que a banda já não tinha mais o que explorar dentro da sua gama de musicalidade), dando um verdadeiro show e provando que a banda não está nada menos do que no auge da sua criatividade. A maioria dos membros da banda estava passando por algumas dificuldades pessoais durante a criação do álbum, então Dark Adrenaline soa como um “desabafo”. A banda embutiu experiências próprias de vida nas músicas, tanto más, quanto boas, então o álbum possui certo equilíbrio emocional. Porém, o que mais impressiona é a capacidade da banda em mutar completamente sua sonoridade ao longo das canções do álbum. O álbum também possui uma faixa cover da música “Losing my Religion”  dos americados R.E.M.


     Lacuna Coil é uma banda de ótima qualidade, feita única e exclusivamente para bons ouvidos e que indubitavelmente merece ser conferida por qualquer um, já que a banda possui tantos estilos, pelo menos uma música agradará o gosto de qualquer pessoa.

2 comentários:

  1. Caraaaaa, LC é uma das melhores bandas com vocal feminino que conheço, e hahaha tem muitas bandas assim, mas essa é muito boa mesmo!

    Conheço LC desd 2000, literalmente musica para meus ouvidos!

    Ótimo post, ótimo assunto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelos elogios, e realmente, LC é uma das melhores com vocal feminino, pra mim, a melhor. Música mesmo para o ouvido de qualquer um.

      Excluir