Páginas

domingo, 13 de janeiro de 2013

Cinema: A Viagem - Crítica


Por Eduardo Brunetto (@DuBrunetto) 



          Desde Matrix (1999), A Viagem ( Cloud Atlas) é com toda a certeza o melhor filme dos irmãos Andy e Lana Wachowski adaptando o romance de David Mitchell e misturando diferentes gêneros e histórias dentro de um só filme e ligando-os. Novo, surpreendente e muito envolvente.
          Vários episódios e tramas diferentes são apresentados ao espectador que, aparentemente, não têm nada em comum e vão se desenrolando com uma incrível curva dramática, muita filosofia, e ao contrário do que se pensava, conexão. Essas tramas são as mais variadas possíveis, indo da comédia de alguns velhinhos fugindo de um asilo para um universo cyberpunk.
         A conexão destes universos é algo filosófico, e de certa forma subjetivo. O que dá toda a graça ao filme. Especular, descobrir e pensar em qual é a conexão entre cada personagem e de seus papéis. Para te levar a esse estado de “reflexão” o filme conta com alguns recursos físicos, como colocando os mesmos atores em todas as tramas - Tom Hanks, Halle Berry, Hugh Grant, Susan Sarandon, Jim Broadbent, Hugo Weaving, Jim Sturgess, Ben Whishaw, Keith David, David Gyasi, Zhou Xun e Doona Bae para representar a sua ligação, e com frases soltas deixadas pelos personagens. Algumas dessas frases podem ser consideradas clichês, eu diria, mas dentro deste filme e deste roteiro apenas comprovam como esses clichês são verdadeiros. Afinal, o que é o oceano se não um monte de gotas?
        Alguns pontos técnicos deste filme devem ser ressaltados. Como a maquiagem e fotografia que realmente te fazem crer e perceber com facilidade os universos abordados, tanto os futurísticos quanto os atuais. A trilha sonora que cresce e se mantém de trama para trama acompanhando o roteiro e a curva dramática do filme como um todo. E um roteiro brilhante, que a principio se mostra pacato e desenvolve bem as histórias em si e no final vai passando de uma para outra rapidamente te deixando ser ar.
      O único personagem principal desta história toda é a maneira que uma vida pode refletir na outra. Como as atitudes de um personagem se voltam contra ou a favor dele em sua outra vida, ou algo assim. A viagem realmente te faz se perder em pensamentos e te deixa lá. E mesmo após o filme acabar você permanece neste transe. O problema é que pensar não é o forte do público em geral, portanto este não é um filme que agrada a todos os gostos. Mas se você for capaz, viaje com este filme.

Um comentário:

  1. Cara... sem palavras, esse filme realmente me impressionou. É o tipo de coisa que faltava no cinema, aquele entretenimento com mais peso e qualidade que você não via a tempo nas telonas, o tipo de filme que se importa com a filosofia e com a mensagem que ele trás, realmente muito bom.

    ResponderExcluir