Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Um pouco sobre música


     Por Gabriel Fiedler
    

     No começo da década de 90 o mundo passava por diversas transformações - como o fim da União Soviética e a Guerra do Golfo. E, devido a toda essa turbulência social e política da época, novos estilos se popularizaram na música. O grunge foi um deles.
     Influenciado pelo punk, hardcore, indie rock, heavy metal, entre outros, o estilo explodiu principalmente devido ao lançamento de dois álbuns: Nevermind, do Nirvana e Ten, do Pearl Jam.
     O primeiro álbum é tido por alguns como um dos mais influentes de toda história do rock. Esse álbum contou com a entrada de Dave Grohl – atual vocalista do Foo Fighters – como baterista, que permaneceu até o fim da banda. Ele conta com riffs de guitarra fortes e distorcidos, característica marcante do grunge, e temas pesados e melancólicos, que por vezes, retratavam os problemas familiares de Cobain. Foi o segundo álbum do Nirvana, que foi o ponto de partida para sua popularização.
     Sem dúvida o álbum foi impactante, num cenário onde predominava o metal e o hard rock. O grunge se divergia desses estilos pois não visava a popularidade, e mesmo com certas influências desses estilos, ele seguia diferente, com um ritmo mais lento e sonoridade mais profunda.
   O álbum Ten, lançado no 2º semestre de 1991, possui uma pegada diferente e une tanto o uso de riffs pesados e distorcidos na guitarra quanto o de timbres cristalinos. O disco começa e termina com a mesma sequência de sons - como no The Dark Side Of The Moon, do Pink Floyd - que para mim serviram como um “aquecimeto” para uma das maiores obras primas do rock.
     Há um contraste nas músicas de Ten, onde algumas são mais calmas – no caso de Oceans – e outras te convidam para balançar a cabeça – como Even Flow. Assim como no Nevermind, o 1º álbum do Pearl Jam trata de temas como depressão, melancolia e liberdade. Porém, Ten se mostra muito mais complexo musicalmente do que Nevermind, contando com longos solos de guitarra usando e abusando de pentatônicas e wah-wahs. A técnica vocal de Eddie Vedder também é superior a de Kurt Cobain, com vibratos mais marcantes.
     Embora criticado por alguns – Cobain até disse que o álbum apenas visava dinheiro e popularidade -, em 1992 Ten alcançou o 2º lugar na parada Billboard e “Jeremy” se tornou um dos hinos do grunge. Outro ponto criticado por alguns é a masterização do som, que possui muito reverb (reflexão do áudio), porém, creio que isso se casou muito bem com a musicalidade do álbum.
    Enfim, esses são dois ábuns indispensáveis para qualquer amante de rock alternativo ou grunge. Ten ficou na 15ª podição na lista dos "100 maiores álbuns de guitarra de todos os tempos” na edição de outubro de 2006 da Guitar World e Nevermind  está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, ficando na 10ª colocação. Quem ainda não ouviu, deve fazer o quanto antes!

3 comentários:

  1. Nossa, Pearl Jam realmente revoluciono fodasticamente kkk! Ótimo texto pardau!

    ResponderExcluir
  2. otimo texto... Pearl Jam realmente e uma banda muito booa... em todos os momentos, com uma gatinha, em casa, ou com os amigos.

    ResponderExcluir